Perfis metálicos estruturais: Construir edificações com perfis estruturais é uma prática tradicional em alguns países, especialmente nos Estados Unidos. No Brasil, esse modelo de construção já existe há algum tempo, mas ainda não é amplamente conhecido. Muitos profissionais ainda preferem utilizar estruturas de concreto armado devido à tradição. Neste post, exploraremos as opções de uso de perfis estruturais metálicos e os modelos mais comuns.
Perfis Estruturais
Aplicados em diversas áreas da indústria e da construção civil, os perfis estruturais podem ser utilizados de várias maneiras. Eles são empregados na confecção de cantoneiras, revestimentos, estruturas metálicas, entre outros. Podem ser fabricados em diversos formatos, sendo comumente usados os tipos: U, T, I, H e W.
Cada modelo apresenta suas particularidades e pode ser utilizado em diferentes áreas de aplicação. Por ser um material mais resistente, pode ser empregado em estruturas situadas em ambientes com atmosferas agressivas, como orlas marítimas e terrenos com geometria íngreme. Também são usados em locais com condições ambientais adversas e outros locais que exigem aços de alta resistência à corrosão.
Principais Formatos
As características de cada perfil estrutural permitem sua aplicação em diversos meios. Confira cada tipo de modelo e sua finalidade:
Perfil Estrutural em I
Muito utilizado na construção civil como suporte de estruturas para edificações, o perfil estrutural em I é extremamente resistente. Ele possui uma capacidade de retenção de peso maior do que outros modelos. Feito em aço carbono laminado, esse modelo também pode ser empregado nas indústrias mecânica, automobilística e agrícola, além de maquinários pesados e diversos outros locais.
Perfil Estrutural em U
Esse tipo de perfil pode variar de acordo com a aplicação desejada. O perfil estrutural em U é fabricado em três diferentes modelos: simples, enrijecido e laminado. Por sua versatilidade, é muito utilizado na fabricação de portões, grades, esquadrias, corrimãos de escadas, vigamentos, chassis de veículos pesados, estruturas de sustentação, implementos agrícolas, entre outros.
Perfil Estrutural em W
Feito com abas paralelas, o perfil estrutural em W propicia ligações, encaixes e acabamentos estruturais diferenciados. É mais leve que os outros modelos, sendo empregado em diversas áreas como na fabricação de pontes, equipamentos ferroviários, estruturas metálicas, fundações, estanqueamentos, entre outros.
Perfil Estrutural em T
Muito utilizado em acabamentos, o perfil estrutural em T se encaixa bem em esquadrias e estruturas metálicas. Esses modelos também podem ser utilizados como vigas para lajes e chassis de reboques, além de alambrados, serrarias em geral, estruturas de painéis e outras aplicações.
Perfil Estrutural em H
O perfil estrutural em H é muito resistente, sendo utilizado para suportar cargas pesadas e grandes quantidades de materiais. Por ser mais forte, é comumente usado na construção civil e na indústria mecânica como parte de estruturas metálicas, escoramento de outros materiais, suportes, edificações de andares múltiplos, ginásios, shoppings, hospitais, hotéis, viadutos, passarelas, plataformas marítimas, indústria naval, entre outros.
Qualidade
Independentemente do modelo escolhido, todos devem seguir rígidos padrões de qualidade em sua fabricação. Esses padrões são padronizados por normas nacionais e internacionais de segurança e qualidade. Todos os perfis são feitos com medidas precisas, atendendo às exigências necessárias para as construções em aço.
Os perfis estruturais são utilizados como base para diversos tipos de construções presentes em nosso dia a dia. Eles são mais duradouros e econômicos, além de serem mais fáceis de manusear.